Especial Copinha: Avaí Futebol Clube

domingo, 09 Janeiro, 2022 - 09:00

O Avaí Futebol Clube foi fundado em 1º de setembro de 1923 com as cores azul e branca. O Leão da Ilha, como ficou conhecido, tem sede em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Sua história teve início quando o comerciante Amadeu Horn e garotos que jogavam bola na rua se reuniram e decidiram criar o time Independência, que em reuniões posteriores acabou se tornando Avahy, em referência à Batalha do Avahy.

Em 15 de novembro de 1983 o Estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, foi inaugurado. A mascote oficial veio na década de 1950, quando o narrador de uma rádio local, senhor Olímpio, fez referência ao Leão para comparar a bravura e a raça da atuação na partida contra o Figueirense na vitória no clássico local.

Dentre os ídolos que passaram pelo Avaí estão Adolfinho, Loló, Fateco, Veneza, Procópio, Zenon, Beck, Bráulio, Felipinho, Saul e Nizeta.

Mostrando-se uma das grandes equipes de Formação de Atletas no Brasil, o time conquistou títulos municipais, estaduais e se destacou no cenário nacional nas seguintes competições: Votorantim, Sul-Brasileiro, Brasileirinho, Sul-Americana de Futsal, Copa do Brasil de Futsal, entre outras. Agora o Avaí vem em busca de bons resultados na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A Copinha

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é a principal competição de base do Brasil. O técnico do Avaí, Fabinho Cunha, contou o que a competição representa para o clube. “Participar da Copinha é uma confirmação de todo trabalho que foi feito. A Copa do Brasil chegamos às semifinais, fomos campeões estaduais e usamos essas duas competições para vir. Sabemos que a Copinha é o centro, onde pode mudar a vida dos nossos atletas e da comissão. Onde um clube pode fazer uma negociação muito grande. Nós já tivemos exemplos disso no passado e colocamos isso na cabeça dos nossos atletas que nós iríamos usar as competições ao longo do ano para fazer como uma preparação para a Copa São Paulo.”, concluiu.

Fabinho Cunha enalteceu a qualidade técnica da equipe e falou sobre a expectativa de ir longe na Copinha. “Sabemos que temos uma equipe qualificada. Fizemos um ano 2021 muito bom, semifinalista da Copa do Brasil e campeão estadual com a mesma equipe que está aqui. Sabemos que temos jogadores de qualidade. Então, queremos e almejamos ir muito longe dentro dessa competição”, falou o treinador da equipe de base do Avaí.