Especial Copinha: Santana Esporte Clube

domingo, 09 Janeiro, 2022 - 10:00

Fundado em 25 de setembro de 1955 por antigos funcionários da ICOMI-Indústria e Comércio de Minérios S/A, o Santana Esporte Clube, ou Canário do Porto, como ficou conhecido, é um clube de grande torcida e tradição do Amapá. O time treina no Estádio Augusto Antunes e tem o canário como mascote. Atualmente as equipes disputam campeonatos sub-15, sub-17, sub-20, feminino e profissional.

O clube fez história em vários esportes, em especial no futebol, e tem como único fundador vivo Odon Morales. Entre os jogadores que marcaram a história do clube destacam-se Antônio Trevisani e Palito. No auge o time participou de grandes jogos contra Fluminense-RJ, Sport Recife-PE, Remo-PA e Paysandu-PA.

O Santana tem como principais conquistas ser heptacampeão amapaense de futebol, tricampeão do Campeonato Feminino de Futebol, tricampeão de handebol feminino, campeão da Copa Norte de Basquete em 2009, campeão amapaense sub-20 em 2009 e 2021, campeão amapaense de ciclismo, atletismo e natação.

Hoje o clube tem seu patrimônio administrado pelo Governo do Estado. Em sua sede social funciona o Sesi Amapá. Sua antiga sede campestre deu lugar à base do Batalhão Ambiental da Polícia Militar e o estádio Augusto Antunes fica sob os cuidados da Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel).

Apesar de hoje estar sem sede, o Santana continua participando das competições. Atualmente o clube conta com equipes no handebol, no futebol júnior e feminino e em campeonatos profissionais.

Em 2021 o técnico da equipe, Isac Pinheiro, foi considerado o técnico do ano pelo site GE (Globo Esporte AP). O treinador amapaense é formado pelo Sindicato dos Treinadores de Futebol de Estado do Pará e coleciona títulos desde 2014: campeão municipal santanense com o sub-17, sub-18 e sub-20, campeão da Copa do Vinho do Bairro Fortaleza, da Copa dos Campeões da Arena Fortaleza e da Copa do Vinho dos Veteranos da Fortaleza. Em 2016 foi assistente técnico do time profissional e passou a treinar as categorias de base do Santana Esporte Clube, onde assumiu times do masculino e do feminino. Sagrou-se ainda campeão amapaense de futebol feminino em 2017. Em 2019 foi assistente técnico do time profissional. Em 2020 assumiu a equipe profissional, levando a equipe ao vice-campeonato amapaense.

A Copinha

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é a principal competição de base do Brasil. O técnico do Santana (AP), Isac Pinheiro, falou sobre a qualidade técnica da equipe e a conquista da vaga na Copinha. “Nós fomos campeões amapaenses sub20, não estamos aqui convidados, nós somos os atuais campeões e conquistamos isso invictos. Então sabemos que podemos fazer o melhor. Para o nível do futebol amapaense, nós estamos bem e com um time competitivo para buscar o bicampeonato do sub20”, destacou.

Isac Pinheiro relatou as dificuldades enfrentadas pela equipe. “O que acontece com a gente é a dificuldade em conseguir patrocínio, viemos com 18 atletas e ficaram muitos atletas que são bons, mas que não tínhamos condição de trazer. Demos oportunidade para quem faz mais de uma posição.”, completou.

Para o técnico do Santana (AP), um dos objetivos da Copinha é dar visibilidade aos jogadores. “Um dos objetivos aqui é dar visibilidade para os atletas e fazer com que algum ou alguns sejam aproveitados por outros clubes. Nós somos um clube muito humilde, jogamos por amor ao clube, ao esporte amapaense. Temos a pretensão de nossos jogadores chamarem a atenção de outro clube. Se isso acontecer, será um motivo de muita felicidade.”, finalizou